História

Fontes históricas revelam que o povoamento das terras onde hoje se localizam o município teve início entre fins do século XVIII, por portugueses.
As terras pertenciam à sesmaria de Ororubá, doada a José Vieira de Melo. O primeiro local da penetração foi área territorial onde atualmente se localiza a Vila de Jenipapo, seguindo-se as demais regiões
A povoação do Sanharó foi fundada por José Francisco Leite(que em princípios do século XVIII atuou no cartórios de órfãos e de paz), no entorno da qual prosperavam fazendas de gado.

O distrito foi criado pela lei municipal nº 18, de 12 de novembro de 1912, subordinado ao município de Pesqueira. Foi elevado à categoria de município com a denominação de Sanharó, pela lei estadual nº 375, de 24 de dezembro de 1948, desmembrado de Pesqueira e instalado em 2 de janeiro de 1949.

O nome Sanharó veio de uma espécie de abelha negra existente neste local, denominada sanharó, que em vocábulo indígena significa zangado ou excitado.

Cultura

O município tem forte tradição na música, possui uma das mais antigas e tradicionais bandas de músicas do estado, a centenária Sociedade Musical Santa Cecília, fundada em 1908, pelos grandes e eternos músicos Manuel Fernandes Bezerra e Joaquim Francisco de Assis Aquino.

Em 1956 sobre a regência do grande mestre Ulisses de Souza Lima, a banda participou do tradicional Concurso Pernambucano de Bandas de Música do Interior, o “Salve a Retreta”, e sob o solo de clarinetas em “O Guarani” de Carlos Gomes, conquistou o título de “Segunda Melhor Banda do Interior”, falou-se até que merecia o primeiro lugar, conquistado pela Nova Euterpe, da cidade de Caruaru, por uma diferença mínima.

Outra importante manifestação cultural do município é o grupo cultural dos Bacamarteiros de Sanharó, que nos trazem toda a tradição e emoção dos tiros de bacamarte e espalham cultura por onde passam.

Economia

Famosa por ser uma das maiores bacias leiteiras do estado, é conhecida como a cidade do queijo e do leite.

Esporte

A cidade de Sanharó possuiu um clube na terceira divisão do Campeonato Pernambucano de Futebol, o Vasco da Gama/PE