Dentistas e ASBs participam da Atualização em Pré-Natal Odontológico

publicado: 05/05/2022 17h48,
última modificação: 06/05/2022 09h55

Para reforçar a importância do cirurgião dentista na promoção da saúde bucal das gestantes, os dentistas e ASBs do nosso município estão participando da “Atualização em Pré-Natal Odontológico”, destinado a dentistas e auxiliares de saúde bucal que atendem nas Unidades Básicas de Saúde. A capacitação começou nesta quinta-feira (5) e acontece no auditório da Autarquia Educacional do Belo Jardim (AEB), com encontros semanais, pela manhã e à tarde, nas quintas-feiras de maio e na primeira quinta-feira de junho. A qualificação é desenvolvida pela Escola de Governo em Saúde Pública em Pernambuco (ESPPE). Além de Sanharó, as cidades de Belo Jardim, São Bento, Tacaimbó, Pesqueira e Poção também participam da capacitação. A Secretária Municipal de Saúde, Luzia Brito, destacou que “A necessidade do pré-natal para as gestantes já é reconhecida pela população, mas tão importante quanto a realização de exames de sangue e de imagem, controle do peso, e outros procedimentos, é o pré-natal odontológico, que oferece orientações e assistência preventiva e curativa”. Os mitos, baseados em crenças antigas, de que existem problemas bucais característicos da gravidez, e que cessam após o nascimento do bebê, são barreiras que geram insegurança e até mesmo adiamento do tratamento odontológico por mulheres grávidas. O Coordenador de Saúde Bucal, Artur Magno, também reforçou que “A qualificação é um passo importante para a gente fortalecer esse processo de sensibilização sobre o pré-natal odontológico, que tem o objetivo de evitar que problemas que já existem se agravem e que outras condições de risco à saúde apareçam. Queremos romper as barreiras de resistência a esses cuidados, por isso a qualificação dos profissionais de saúde é importante”.