Data Magna de Pernambuco

publicado: 06/03/2023 09h04,
última modificação: 10/03/2023 09h05

“Salve, ó terra dos altos coqueiros”. Assim diz parte do hino de Pernambuco, que hoje, comemora 206 anos da Revolução Pernambucana. Mas você sabe o que foi essa revolução?

Inconformados com a vinda da família real ao Brasil e seu estabelecimento no Rio de Janeiro, o que gerou muitos custos ao Brasil Colônia, comerciantes, senhores de engenho e alguns padres como Frei Caneca, na Capitânia de Pernambuco, e com a ajuda de figuras como Cruz Cabuga, Domingos José Martins e o Leão Coroado, colocaram em prática um movimento republicano e separatista.

Esse movimento ficou conhecido como a Revolução Pernambucana, que levou a Capitania de Pernambuco a declarar sua separação da colônia e a proclamar uma república em março de 1817. Avanços para a época, como liberdade de culto e a liberdade de imprensa já foram postas em prática desde o início.

O fato é que por quase três meses, Pernambuco foi um país. E daí que surge a primeira versão da nossa tão bonita bandeira. E talvez seja daí, que vem nosso orgulho de sermos pernambucanos.