IDEB 2021

publicado: 10/10/2022 12h43,
última modificação: 13/10/2022 09h44

Os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2021 foram divulgados pelo Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep).

Os números são formulados com base no desempenho dos estudantes nas provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), em comparação com as taxas de aprovação do Censo Escolar. Os Anos Finais de Sanharó saiu de 3.9, nota de 2019, para uma nota de 4.8.

A Secretária de Educação, junto com toda equipe técnica municipal, analisou os dados divulgados e destacou a importância de um trabalho fortalecido em rede. “É com bastante alegria e gratidão que avaliamos o aumento considerável da aprendizagem dos nossos alunos. Um trabalho em rede, fortalecido pela gestão municipal com todo o apoio e colocado em prática por toda uma rede de profissionais que atuam no dia a dia das escolas.. Nossa imensa gratidão a toda equipe da Secretaria de Educação, nossos professores, comunidade escolar no geral e, especialmente, aos nossos alunos. O resultado mostra que conseguimos, mesmo com todos os desafios com a suspensão das aulas presenciais, avançar na política em educação municipal, portanto, deve ser comemorado. A Educação tem sido e é prioridade nessa gestão”, comentou a Secretária Municipal, Taciana Calado.

Ressaltamos que as notas dos SAEB 2021, considerando a proficiência em Matemática e Língua Portuguesa, devem ser analisadas sob o prisma do impacto da pandemia de COVID 19 na educação, uma vez que estudantes vivenciaram um contexto atípico, com a suspensão das aulas presenciais e a aplicação de aulas remotas.

O INEP compreende que o IDEB 2021 é a “resposta educacional à pandemia de covid-19 no Brasil”, com o objetivo de compreender as consequências da crise sanitária na educação brasileira.