Dia Mundial de Combate ao Câncer

publicado: 08/04/2024 11h42,
última modificação: 19/04/2024 09h49

Nesta segunda-feira, 8 de abril, comemoramos o Dia Mundial de Combate ao Câncer. A data foi criada para conscientizar a população mundial sobre os cuidados de prevenção da 2ª doença que mais mata pessoas em todo o mundo: o câncer, também conhecido por neoplasia.

A prevenção do câncer engloba ações realizadas para reduzir os riscos de ter a doença. O objetivo da prevenção primária é impedir que o câncer se desenvolva. Isso inclui evitar a exposição aos fatores de risco de câncer e a adoção de um modo de vida saudável.

Procure regularmente um profissional de saúde da Atenção Primária à Saúde (Unidade Básica de Saúde – UBS) e cuide da sua saúde.

📝12 DICAS PARA PREVINIR O CÂNCER:
–não fumar;
–adotar uma alimentação saudável;
–manter o peso corporal adequado;
–praticar atividades físicas;
–amamentar;
– realizar exame preventivo de câncer do colo do útero a cada três anos, para mulheres com idade entre 25 e 64 anos;
– vacinar as meninas de 9 a 14 anos e os meninos de 11 a 14 anos contra o HPV;
–vacinar-se contra a hepatite B;
–evitar bebidas alcoólicas;
–evitar carnes processadas;
–evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h;
– evitar a exposição a agentes cancerígenos no ambiente de trabalho.

Prefeitura Municipal de Sanharó
A nossa força vem do povo❤️