Monitoramento da Operação Carro-Pipa

publicado: 02/12/2021 11h19,
última modificação: 03/12/2021 11h22

A Defesa Civil de Sanharó realiza visita de monitoramento em pontos de abastecimento da Operação Carro-Pipa (OCP).Durante os dias 29 de Novembro a 02 de Dezembro de 2021, a equipe de Defesa Civil de Sanharó esteve visitando os pontos de abastecimento da Operação Carro-Pipa do Exército, orientando os moradores sobre a importância da conservação e gerenciamento dos recursos hídricos. As comunidades visitadas foram: Barra do Liberal, Recanto, Barriguda, Cajueiro 1 e 2, Cabeça de Boi, Riacho Fundo, Lagoa do Cercado, Água Branca, Maniçoba de Jenipapo, Gravatá, Covas do Caboclo, Lagoa do Cercado, Massaranduba e Serrinha.
O Município de Sanharó está em Situação de Emergência (estiagem) através do Decreto Municipal 038/2021, de 21 de Julho de 2021, inserido no Decreto Estadual Nº 51.341 de 14 de Setembro de 2021, reconhecido pela Portaria Nº 2. 562 de 13 de Outubro de 2021, publicado no DOU, em 15 de Outubro de 2021. O reconhecimento federal, garante ao município desenvolver ações no campo de enfrentamento e convivência com a seca, sendo uma das nossas maiores parcerias, neste período, é da Operação Carro Pipa (OCP) que atende 4000 (mil) pessoas em 16 localidades, em 30 (trinta) pontos de abastecimento. O Garantia Safra, também beneficia agricultores familiares que teve sua produção agrícola perdida durante esse período de vigência do decreto. A Operação Carro Pipa (OCP) atua no nosso município desde 2015, trata-se de uma mútua cooperação técnica e financeira entre os Ministérios do Desenvolvimento Regional e da Defesa. A nossa região é coordenada pelo 14º BI de Jaboatão dos Guararapes. Tem como objetivo a realização de ações complementares de apoio às atividades de distribuição de água potável às populações atingidas por estiagem e seca na região do semiárido nordestino e região norte dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo.