Dia de Tiradentes

publicado: 21/04/2021 09h03,
última modificação: 23/04/2021 09h05

Hoje, dia 21 de abril é comemorado o dia de Tiradentes, apelido de Joaquim José da Silva Xavier.

Tiradentes foi um ativista político que se transformou em herói nacional. A sua história está relacionada à Inconfidência Mineira, um movimento ocorrido nos séculos XVII e XVIII que tinha como objetivo a separação do Brasil 🇧🇷 do domínio de Portugal 🇵🇹.

De caráter republicano e separatista, a revolta foi baseada nos ideais do Iluminismo e teve influência da Revolução Americana, que resultou na independência dos Estados Unidos 🇺🇸.

Na época, Minas Gerais era a capitania mais próspera do Brasil 🇧🇷, fruto da atividade mineradora, que trouxe riqueza e desenvolvimento para a região. Mas a relação entre colonos e a Coroa não era boa: a elite econômica era contra a política fiscal imposta por Portugal 🇵🇹.

Devido ao grande volume de extração, o ouro começou a entrar em decadência em Minas e a quantidade de impostos pagos Portugal estava decaindo. Nesse cenário, o Visconde de Barbacena assumiu como governador, com a ordem de realizar uma “derrama” (mecanismo usado por Portugal para realizar a cobrança obrigatória de tributos). Foi o suficiente para a elite local antecipar os preparativos para a revolta.

Mas não deu certo. Na verdade, a conspiração nem chegou a ser iniciada, pois foi descoberta, após autoridades coloniais em Minas Gerais receberem denúncias. O movimento foi traído por Joaquim Silvério dos Reis, que fez a denúncia para obter perdão de suas dívidas com a Coroa.

Com isso, o movimento não teve sucesso e os inconfidentes foram presos. Tiradentes ficou preso por três anos, esperando seu julgamento. Todos os outros homens envolvidos na Inconfidência Mineira escaparam de uma pena maior, apenas Tiradentes foi condenado à pior das punições: em 21 de abril de 1792, foi enforcado e esquartejado. ⛓

Atualmente, a data de 21 de abril é considerada feriado nacional e Tiradentes foi proclamado Patrono Cívico do Brasil 🇧🇷 pela Lei 4.867, de 1965.