18 de Maio Dia Nacional da Luta Antimanicomial

publicado: 18/05/2021 12h49,
última modificação: 20/05/2021 12h53

O dia 18 de maio marca a luta antimanicomial. A data é utilizada para aprofundar discussões quanto a necessidade do debate sobre os direitos ligados à vida de pessoas com transtornos mentais. Há socialmente um acentuado nível de discriminação e preconceito para com aqueles que enxergam o cotidiano sob outra lógica, menos óbvia. 
A luta antimanicomial objetiva ampliar discussões sobre a inoperância e ineficiência dos manicômios, observando ainda a crueldade praticada em alguns desses âmbitos. Entre 2010 e 2014 o número de ambientes deste tipo foi reduzido em 17%, mas nesse mesmo período temos enfrentado um momento de derrocada política no país somado a uma crise econômica e sanitária que acompanha a pandemia. Os efeitos são a desconstrução dos direitos e dos avanços e ameaças constantes de mãos retrocessos. 

Militar pelo fim de uma sociedade manicomial é militar pela vida livre, ainda mais num momento histórico como esses. Não queremos políticas de morte, nosso investimento é pela vida. Que a vida das pessoas em sofrimento psíquico seja carregada de mais dignidade, direito e respeito.