Perguntas Frequentes

Prefeitura Municipal de Sanharó

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  • Perguntas Frequentes

    O município possui escola de período integral? Quais?

    Não possui.

  • Perguntas Frequentes

    Qual local que eu faço meu cartão do SUS e como faço?

    Cartão SUS nas 9 Unidades Básicas de Saúde bastando apenas levar documentação.

  • Perguntas Frequentes

    O município possui quantas Unidades Básicas de Saúde?

    Possui 9 Unidades básicas e 13 Unidades de apoio

  • Perguntas Frequentes

    Como contatar o conselho tutelar?

    Através do telefone/WhatsApp: (87) 991684174.

  • Perguntas Frequentes

    Onde estão localizadas as feiras livres do município?

    Pátio da antiga Estação ferroviária.

  • Perguntas Frequentes

    Onde fica o Procon do município?

    Praça Prefeito Antônio Cordeiro de Souza

  • Perguntas Frequentes

    Como fazer para falar com o gestor da entidade?

    Através do WhatsApp (87) 992107382

  • Perguntas Frequentes

    Qual o horário de atendimento das secretarias?

    De segunda à sexta-feira, das 08:00 às 13:00h.

  • Perguntas Frequentes

    Como consultar informações sobre impostos?

    Através do Portal do Contribuinte no site sanharo.pe.gov.br

  • Perguntas Frequentes

    Sou servidor, como saber informações e consultar contracheque?

    Através do site sanharo.pe.gov.br Aba: Serviços/Emitir contracheque

  • Perguntas Frequentes

    Qual horário o prédio da entidade fica aberto ao público?

    De segunda à sexta-feira, das 08:00 às 13:00h.

  • Perguntas Frequentes

    Como faço pra emitir o IPTU?

    No site da prefeitura (sanharo.pe.gov.br) acessar o ícone Portal do Contribuinte

  • Perguntas Frequentes

    Como faço pra emitir uma nota fiscal eletrônica?

    No site da prefeitura (sanharo.pe.gov.br) acessar o ícone Nota Fiscal

  • Perguntas Frequentes

    Qual o endereço, telefone e horário de atendimento da Ouvidoria?

    Rua Major Sátiro nº 219, Centro, Sanharó/PE - Tel: (87) 991112312 - Horário de atendimento: das 08:00 às 13:00.

  • Perguntas Frequentes

    Qual o endereço, telefone e horário de atendimento do e-SIC?

    Rua Major Sátiro nº 219, Centro, Sanharó/PE - Tel: (87) 991112312 - Horário de atendimento: das 08:00 às 13:00.

  • Perguntas Frequentes

    Qual o endereço, telefone e horário de atendimento da entidade?

    Rua Major Sátiro nº 219, Centro, Sanharó/PE - Tel: 38361156 - Horário de atendimento: das 08:00 às 13:00

  • Perguntas Frequentes

    Onde posso acessar as Legislações Municipais?

    As legislações municipais estão no link do item “Legislação” no menu do portal da transparência

  • Perguntas Frequentes

    Quem deve divulgar os dados nas páginas de transparência?

    Todos os órgão e entidades da Administração Direta e Indireta (Autarquias, Fundações, Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista) do Poder Executivo devem manter, em seus sítios na Internet, Páginas de Transparência Pública.

  • Perguntas Frequentes

    Com qual frequência o Portal de transparência é atualizado?

    Temos diversos fluxos de atualizações no Portal da Transparência. Grande parte das informações do Portal é atualizada mensalmente, porém, em casos específicos temos atualizações bimestrais, quinzenais, semanais e até mesmo diárias, sempre respeitando prazos previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal e principalmente o interesse do munícipe.

  • Perguntas Frequentes

    No que consiste o acesso às informações públicas?

    A Lei nº 12.527/2011 instituiu para os órgãos públicos a obrigatoriedade de disponibilizar a todos o acesso a atos administrativos, tais como contratos, convênios e demais atos da atividade do setor público. Além disso, a lei obriga os órgãos e entidades públicas, tanto da administração direta quanto indireta, a manterem sítios oficiais na rede mundial de computadores informações de interesse coletivo e/ou geral por eles produzidas ou custodiadas.

  • Perguntas Frequentes

    O que é o Portal da Transparência?

    É um canal pelo qual o cidadão pode acompanhar a execução financeira dos programas de governo, em âmbito municipal. Estão disponíveis informações sobre os recursos públicos transferidos pelo Governo Municipal a Fundos Municipais e diretamente ao cidadão, bem como dados sobre os gastos realizados pelo próprio Governo Municipal em compras ou contratação de obras e serviços.

  • Perguntas Frequentes

    O que é Empenho?

    Ato emanado de autoridade competente, que cria para o estado a obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição; a garantia de que existe o crédito necessário para a liquidação de um compromisso assumido; é o primeiro estágio da despesa pública.

  • Perguntas Frequentes

    O que é Liquidação?

    É o segundo estágio da despesa orçamentária. A liquidação da despesa é, normalmente, processada pelas Unidades Executoras ao receberem o objeto do empenho (o material, serviço, bem ou obra). Conforme previsto no art. 63 da Lei nº 4.320/1964, a liquidação consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito e tem como objetivos: apurar a origem e o objeto do que se deve pagar; a importância exata a pagar; e a quem se deve pagar a importância, para extinguir a obrigação.

  • Perguntas Frequentes

    O que é Licitação?

    Processo pelo qual o poder público adquire bens e/ou serviços destinados à sua manutenção e expansão. São modalidades de licitação: convite, tomada de preços, concorrência pública, leilão e concurso público. (Lei 8.666 de 21 de junho de 1993). Fonte: Tesouro Nacional

  • Perguntas Frequentes

    O que é Lei Orçamentária Anual (LOA)?

    Lei especial que contém a discriminação da receita e da despesa pública, de forma a evidenciar a política econômica financeira e o programa de trabalho do governo, obedecidos os princípios de unidade, universalidade e anualidade.

  • Perguntas Frequentes

    O que é Lei de Responsabilidade Fiscal?

    Define as responsabilidades e deveres do administrador público em relação aos orçamentos da União, dos estados e dos municípios, bem como os limites de gastos com pessoal, proibindo a criação de despesas de duração continuada sem uma fonte segura de receitas. Introduziu restrições orçamentárias na legislação brasileira e criou a disciplina fiscal para os três poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário. Lei Complementar Nº 101, de 04 de Maio de 2000.

  • Perguntas Frequentes

    Oque é o Plano Plurianual (PPA)?

    Lei que estabelece de forma regionalizada as diretrizes, objetivos e metas da administração pública municipal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada. Vigora por cinco anos, sendo elaborado no primeiro ano do mandato presidencial, abrangendo até o primeiro ano do mandato seguinte.

  • Perguntas Frequentes

    O que é Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO?

    Lei que compreende às metas e prioridades da Administração Pública Municipal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente, orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual, dispõe sobre as alterações na legislação tributária e estabelece a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.