Inicio / Saúde / Prefeitura de Sanharó convoca para vacinação antirrábica

Prefeitura de Sanharó convoca para vacinação antirrábica

A Prefeitura de Sanharó estará participando, neste sábado (15), do dia D da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica Canina e Felina. Em Sanharó, os postos de vacinação estarão funcionando na Rua Padre Noval (em frente ao posto de saúde), na Dezoito de Copacabana (em frente ao fórum), e no centro da cidade (Praça da Igreja). O horário de funcionamento será das 8h às 17h.

A meta no Estado é imunizar mais de 1,5 milhão de cães (1.160.989) e gatos (366.855). A campanha tem o objetivo de controlar a circulação do vírus da raiva canina e felina, prevenindo, assim, a raiva humana. O último caso da doença em humanos, transmitido por cão, em Pernambuco, foi no ano de 2006; e em 2017 por gato, que deve ter entrado em contato com um morcego contaminado.

A raiva é uma doença viral e infecciosa, transmitida por mamíferos. A transmissão da raiva se dá pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordedura, arranhadura e lambedura de mucosas. O vírus penetra no organismo, multiplica-se e atinge o sistema nervoso periférico e, posteriormente, o sistema nervoso central.