Inicio / Agricultura / Parceria vai permitir a construção 315 cisternas em Sanharó

Parceria vai permitir a construção 315 cisternas em Sanharó

Até o momento, 20 já foram construídas

A Prefeitura de Sanharó vai possibilitar a construção de 315 cisternas de placas, com capacidade de acumular 16 mil litros de água. Como parte do programa, a Prefeitura faz a escavação para a construção das cisternas. Até o momento, 20 já foram construídas.

O programa de cisternas está sendo executado pelo Centro Diocesano de Apoio ao Pequeno Produtor (Cedapp). Os recursos são provenientes do Ministério do Desenvolvimento Social, através da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária de Pernambuco.

“O objetivo do programa é proporcionar o acesso à água de qualidade e em quantidade suficiente para o consumo humano a famílias de baixa renda e residentes na zona rural”, diz o prefeito Heraldo Oliveira. A escavação das cisternas é feita através da Secretaria de Agricultura de Sanharó.

A cisterna de placas é um tipo de reservatório d’água cilíndrico, coberto e semienterrado, que permite a captação e o armazenamento de águas das chuvas, aproveitadas a partir do seu escoamento nos telhados das casas, através de calhas de zinco ou PVC.

Ela permite o armazenamento de água para consumo humano em reservatório protegido da evaporação e das contaminações causadas por animais e dejetos trazidos pelas enxurradas.